Norte da Ilha
19/12/2006
Teleférico
19/12/2006

Esgoto alaga rua na Lagoa da Conceição

Moradores da rua Mandala, na Lagoa da Conceição, acordaram no sábado com a via e alguns terrenos alagados por esgoto vindo da Estação de Tratamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que fica no local. Segundo um dos atingidos na rua, o biólogo Adriano Keller, o vazamento começou à meia-noite e foi até as 10 horas. No domingo, conta o biólogo, o problema voltou a ocorrer das 10 às 13 horas, até que funcionários da companhia foram ao local.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Casan afirmou que o acidente foi causado por uma queda prolongada de energia, que acabou desarmando uma das bombas da Estação de Tratamento. A companhia fará um relatório sobre o incidente e vai apurar o motivo da demora em restabelecer o sistema.

O biólogo Adriano Keller, que mora na rua Mandala há 15 anos, diz que esta não é a primeira vez que ocorrem vazamentos na Estação de Tratamento da Casan. A primeira vez teria sido há dois anos, e a última, há dois meses. Ele afirma que órgãos ambientais e de saúde dos governos estadual e municipal já foram alertados sobre o problema.

Segundo o biólogo, o vazamento do esgoto traz vários riscos para o meio ambiente e a saúde da população local. A Lagoa da Conceição estaria sendo contaminada pelo esgoto, que alaga a rua e cai em bueiros da rede pluvial, sendo despejado diretamente na lagoa. Com isso, explica Keller, pode haver eutrofização (diminuição do oxigênio na água causado pelo aumento no número de microorganismos) e contaminação direta da água por coliformes fecais. “Isso aqui, por exemplo, é esterco humano”, diz o biólogo, apontando para um material escuro e lodoso depositado na rua. Outro incômodo é o mau cheiro que fica impregnado no local.

Também moradora da rua Mandala, a estilista Noara Sarya teme pela qualidade da água da Lagoa da Conceição, um dos cartões-postais de Florianópolis. Ela lembra que pessoas estavam tomando banho na lagoa no sábado à tarde, inclusive em frente à saída da rua, uma transversal da avenida das Rendeiras.
(A Notícia, 19/12/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *