Novo modelo para águas e saneamento
29/11/2006
População pode garantir plano diretor
30/11/2006

O Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis, após anos de expectativa, foi apresentado ontem à noite pelo prefeito Dário Berger, em cerimônia no Palácio Cruz e Sousa, na Capital. O Movimento FloripAmanhã apresentou, na ocasião, a campanha Viva Bem Floripa, que pretende motivar a sociedade em torno da revitalização de locais públicos.

Desde 2004, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) realiza estudos que visam regulamentar a prática da navegação, como também a estrutura adequada para absorver as embarcações, segundo informou o arquiteto e urbanista do órgão, José Rodrigues da Rocha, que coordena o Plano de Ordenamento Náutico.

– Com o plano, o poder público dará concessões de uso e ocupação das águas navegáveis do município, mediante estudo de impacto ambiental. Ele também mapeia as regiões da cidade onde se pode utilizar embarcações – explicou Rocha.

A ocupação ordenada da orla marítima e lacustre (lagos) é vista pelos especialistas como uma extensão do Plano Diretor de Florianópolis.

– O plano servirá para que os empreendedores e investidores busquem suporte técnico e jurídico, garantias essenciais ao decidir por investimentos nas infra-estruturas náuticas – esclareceu o arquiteto.

Empresários se engajam à idéia

Em torno da campanha Viva Bem Floripa, também lançada no encontro de ontem à noite, ocorreu a assinatura de contratos de parceria com mais de 20 empresas locais que atuarão nos projetos Adote uma Praça, Plante uma Árvore e Embeleze sua Escola.

– Procuramos sensibilizar cada setor a fazer a sua parte, como cuidar da sua calçada, plantar árvores e ser educado no trânsito – relatou a presidente do FloripAmanhã, Anita Pires.

Segundo ela, 35 áreas públicas, como praças, logradouros e escolas municipais da Capital serão beneficiadas a partir da próxima semana.

– A aceitação foi muito boa e há engajamento do empresariado local. Pontos turísticos importantes como a Praça XV e o Largo da Alfândega já foram adotados – disse ela.
(Marion Barbosa, DC, 29/11/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *