Poluição em balneários de Santa Catarina atinge reserva biológica marinha
19/11/2006
UFSC promove palestra sobre Plano Diretor
20/11/2006

Contaminação tem causas antigas em SC

O especialista em água, William Gerson Matias, destaca que a poluição da água em Santa Catarina tem causas antigas. No Litoral, é a falta de saneamento básico, com a contaminação direta do esgoto lançado sem tratamento.

Na região Oeste, a suinocultura é a principal responsável pela contaminação dos mananciais. No Sul, além do problema da degradação do carvão – que poluiu grande parte dos rios -, os agrotóxicos usados no cultivo do arroz também prejudicam a qualidade da água. O Norte do Estado tem problema com os resíduos industriais.

Matias, que é doutor em toxicologia ambiental, alerta para a expansão da poluição em áreas até então preservadas. É o caso da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha de Santa Catarina, que tem sofrido grande pressão urbana. Isto contribuiu para a emissão de efluentes na água e a conseqüente proliferação de algas, que podem começar a produzir toxinas. Da lagoa é captada água para o abastecimento de parte dos moradores da região. Ele explica que o Sul da Ilha está mais propício à contaminação das águas marinhas, pelo “gargalo” das correntes marinhas com o continente.

– O Norte conta com uma maior circulação das águas – afirma.

Por enquanto, nenhum ponto em Santa Catarina apresenta contaminação aguda, o que popularmente seria diagnosticado como um rio morto, a exemplo do Tietê, em São Paulo. Mas em muitos locais, que estão sendo monitorados, o problema da poluição começa a ser crônico e passa a ser considerados como águas doentes, explica Matias.
(Ariadne Niero, DC, 19/11/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Camila Avila da Rosa disse:

    Estou fazendo um trabalho para o colégio Catarinense, Peço lhes que me informe se há algum lugar em Florianópolis que esteja com poluição ambiental. Para que eu possa informar a algum órgão como a FLORAN desse problema e possa fazer um trabalho de escola em cima disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *