Planejamento urbano na França é tema de palestra na UFSC
16/10/2006
Reforço
17/10/2006

Lagoinha do Leste terá mais fiscalização

O Parque Municipal da Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, contará com fiscal permanente durante o dia para tentar disciplinar o acesso e uso do espaço. A informação é do superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Francisco Rzatki, preocupado com o grande número de acampamentos no local e a conseqüente geração de lixo e esgoto, mais o corte de vegetação para a colocação de barracas e as fogueiras.

“Muitos chegam a permanecer na Lagoinha por mais de um mês e isso não pode ser tolerado”, afirmou Rzatki. Além disso, existem problemas de segurança devido ao fato de o parque ficar isolado, com acessos somente a pé ou por mar. “Quando realizamos uma batida com o apoio da PM essas pessoas desaparecem e voltam depois”, disse o dirigente da Floram.

A presença de pessoas foragidas da Justiça ou da polícia tem ocasionado assaltos e furtos contra os freqüentadores. Num primeiro momento o fiscal da Floram vai se deslocar até a Lagoinha no início da manhã, permanecendo no local durante o dia. “Caso essa medida não surta efeito pode ser elaborado decreto proibindo em definitivo os acampamentos no local”, salientou Rzatki.

Ele também vai reforçar a presença de fiscais no Parque da Lagoinha Pequena, no Campeche, onde o lixo continua se acumulando no meio da vegetação de restinga e veículos circulam pela área protegida. Além disso, algumas regiões do entorno do parque estão sendo queimadas para obter área pastagem para gado de moradores da locais.

“Não há como manter um fiscal permanentemente, mas vamos intensificar a presença de nossos funcionários”, disse Rzatki. Esse controle deve ser ampliado com a chegada do verão, quando o acesso de pessoas ao local aumenta significativamente. “Nosso pessoal tem colocado obstáculos para impedir a chegada de veículos, mas eles retiram para poder entrar com seus carros na área interna do parque”, destacou Rzatki.
(A Notícia, 17/10/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *