Do Procurador
20/10/2006
Crise na prefeitura
20/10/2006

Casan instala emissário na baía Norte

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está trabalhando na conclusão do relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) e espera que o documento seja suficiente para a liberação do funcionamento do Sistema de Esgotos Sanitários do Saco Grande. A estação de tratamento já está concluída, mas não pode operar por conta de uma ação movida pelo Conselho Comunitário do Bairro João Paulo. No momento, técnicos da Casan trabalham na tubulação do emissário submarino, que lançará os efluentes no mar. Com 800 metros de comprimento, a tubulação está sendo montada ao longo da faixa de areia da praia de Cacupé.

O diretor de Expansão da Casan, engenheiro Valmir Piacentini, explica que a estrutura está sendo montada no local, pois os tubos de PAD têm cerca de 50 metros de comprimento e precisam ser soldados uns nos outros. Após a soldagem, a tubulação será enchida com ar e levada ao mar até o ponto de lançamento do emissário. Uma vala será aberta no fundo da baía e a tubulação enterrada. “No local será construída uma ancoragem de concreto para que a tubulação não venha a boiar, evitando acidentes com embarcações”, diz Piacentini. A previsão é que o trabalho seja concluído em 30 dias, período que pode ser prolongado em caso de chuvas ou ventos fortes.

O Conselho Comunitário do Bairro João Paulo defende a paralisação das obras do Sistema de Esgoto até que se esclareça o impacto ambiental do emissário que vai lançar os dejetos tratados nas águas da baía Norte. A Casan esclarece que não será lançado esgoto no local, mas efluentes tratados. “É água tratada, não chega a ser própria para o consumo, mas é 100% livre de coliformes fecais. Costumamos dizer que após a estação entrar em funcionamento, a água do mar é que contaminará nossa água”, defende o diretor de Expansão.

Após uma audiência pública realizada no mês passado, o juiz Gerson Cherem, da 3a Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou a suspensão do funcionamento da estação até a realização do EIA-Rima, mas negou o pedido de paralisação das obras, solicitada pelo Conselho Comunitário. A implantação do Sistema de Esgotos Sanitários do Saco Grande representa um investimento de R$ 1,8 milhão e atenderá o Centro Administrativo do Governo do Estado, além dos conjuntos habitacionais Vila Cachoeira e Parque da Figueira.
(A Notícia, 20/10/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *