Fatma pode assumir Parque do Rio Vermelho
06/09/2006
Floripa-São José
06/09/2006

Subestações Trindade e Sul da Ilha serão ampliadas

As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) iniciaram obras de reforço do sistema elétrico da Ilha. O conjunto de intervenções prevê a ampliação das subestações Trindade e Ilha Sul, além da construção de novas linhas de transmissão. Os trabalhos, orçados em R$ 9,5 milhões, devem ser finalizados em meados de 2007. De acordo com a empresa, as obras são essenciais para conectar o sistema à futura ligação Continente-Ilha, de responsabilidade da Eletrosul.

Em julho, a Celesc finalizou o processo de contratação dos serviços de ampliação do sistema. A primeira etapa de obras será concentrada na ampliação da subestação Trindade. Localizada no bairro Córrego Grande, a unidade receberá um terceiro transformador. Ainda está prevista a ampliação dos sistemas de proteção e telecomunicação. Na subestação Ilha Sul, construída mais recentemente, haverá apenas alterações de layout. Outra etapa do projeto é a construção de novas linhas de transmissão, num total de dois quilômetros em circuito duplo, que servirão para ligar o atual sistema elétrico à nova subestação Desterro, programada para ser construída pela Eletrosul no bairro Campeche, Sul da Ilha.

Ainda está programada a reforma e modernização das duas linhas de transmissão que atualmente são responsáveis pelo suprimento energético da Ilha. A primeira delas sai da subestação Palhoça e, passando pela Via Expressa e pelas galerias da ponte Colombo Salles, alcança a subestação Ilha Centro, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz. A segunda, pelo mesmo trajeto e por mais um trecho subterrâneo no aterro da Baía Sul, segue até a subestação Trindade. O objetivo da obra é tornar os sistemas de operação e proteção mais eficientes, facilitando as manobras do sistema e melhorando a atuação do sistema de religamento automático.

Além da nova subestação do Campeche, a Eletrosul também é responsável pela construção da terceira linha de transmissão para atendimento energético da Ilha de Santa Catarina. O pacote de obras da estatal inclui ainda a construção da subestação de Biguaçu e o reforço da unidade de Palhoça. A linha de transmissão, ligando as subestações de Palhoça e do Campeche, contornará o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro até a Ponta da Enseada, em Palhoça, de onde atravessará a Baía Sul por um cabo submarino até a praia da Caiacanga, no Ribeirão da Ilha. A necessidade da construção de uma nova linha de transmissão foi evidenciada pelo apagão que atingiu a Ilha em novembro de 2003, deixando os moradores por 55 horas sem energia elétrica.
(A Notícia, 06/09/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *