Turismo em SC até 2011
25/09/2006
Histeria
25/09/2006

Pesquisa retrata o futuro do turismo em SC

Apesar de ser o segundo Estado na lista dos destinos mais procurados para o lazer por turistas estrangeiros no Brasil, de acordo com a Embratur, perdendo apenas para o Rio de Janeiro – porta de entrada do país – Santa Catarina ainda possui muitos pontos a serem melhorados no setor de turismo. Pelo menos é isso o que aponta a pesquisa O Futuro do Turismo em SC entre 2007 e 2011 organizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e realizada pela S3 Studium e SC Parcerias.

O estudo, que consultou especialistas entre maio e setembro deste ano, será divulgado entre hoje e amanhã para o trade turístico da região, em evento no Costão do Santinho, Norte da Ilha. A consulta mostrou que um dos problemas enfrentados por Santa Catarina é a sazonalidade.

– Temos um grande fluxo de visitantes durante o Verão. Na Capital, eles se concentram basicamente no Norte da Ilha, trazendo para o Estado muitas pessoas que trabalham apenas temporariamente. Para o resto do ano, nada que atraia turistas é feito por aqui – aponta o professor da Unisul Business School e coordenador do levantamento, Fernando Serra.

Isso, afirma, acaba atrapalhando a própria economia da região, que precisa garantir o sustento de um ano todo em apenas dois meses. O estudo também apontou que as iniciativas implementadas para o setor em SC precisam de planejamento.

– Temos toda a potencialidade para crescermos nesse meio, possuímos beleza natural e muitos lugares para se fazer o turismo ecológico, uma tendência mundial, mas carecemos de infra-estrutura para isso. A maioria das ligações entre locais turísticos, por exemplo, é feita através das BRs, o que não é muito adequado – conclui Serra.

Além disso, a pesquisa da Unisul revela que há falta de locais para lazer, como teatros. Segundo o coordenador, uma das únicas coisas a se fazer no Litoral é ir à praia, o que, para os visitantes que realmente trazem algum valor agregado, não é suficiente.

Bom atendimento é diferencial para atrair os visitantes

– Os turistas estão cada vez mais exigentes. Eles querem, além de conhecer outras culturas e apreciar as paisagens, ser bem atendidos, ir a bons restaurantes e participar de eventos típicos de cada região, e isso é uma das carências de Santa Catarina – diz uma das pesquisadoras, Eliza Bianchini Dallanhol Locks.

Entre as conclusões, foi observado que há necessidade das instituições e governo trabalharem juntos. Como exemplo de regiões que deram certo utilizando essa iniciativa estão Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, Campos do Jordão, em SP, e, mais recentemente, Búzios, no RJ e o Nordeste.
(Graziele Dal-Bó, DC, 25/09/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *