Fica aqui!
02/08/2006
CPE sobre construção pede mais prazo
02/08/2006

Florianópolis vai instalar primeiro jardim botânico de Santa Catarina

O primeiro jardim botânico de Santa Catarina será instalado até o final do ano no bairro Itacorubi, em Florianópolis, numa área de 240 mil metros quadrados, onde funciona o Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Epagri). Estão previstos investimentos de R$ 7 milhões.

O projeto foi desenvolvido pela Epagri e pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapesc), durante os últimos nove meses. Depois de instalado, deve ser aberto à visitação pública em cinco anos. “Durante o mês de agosto, o projeto será institucionalizado, para ser legalmente implantado”, destacou o presidente da Fapesc, Vladimir Piacentini.
A idéia é destinar o jardim ao desenvolvimento de pesquisas e visitas de estudantes e população. O trabalho de implantação começará com a instalação do portal da agricultura e pesca de Santa Catarina.

Mais tarde, a unidade vai ganhar espaços físicos para área administrativa, bibilioteca, estufas, laboratórios, áreas de lazer, salas de educação ambiental e para exposições de produtos da agricultua familiar e pesca regional. Entre as atividades científicas previstas estão a busca e coleta de sementes e a troca de material botânico, visando a ampliação de coleções de espécies e a venda de mudas.

Segundo a Fapesc, existem 1.700 jardins botânicos no mundo e apenas 26 no Brasil. O futuro jardim botânico de Florianópolis será implantado ao lado do manguezal do Itacorubi, numa área aterrada onde existe vegetação secundária em regeneração, explica Sílvia Henkel, coordenadora de projetos da Fapesc e idealizadora da iniciativa. No momento, os técnicos estão envolvidos na elaboração de uma maquete eletrônica com o zoneamento do jardim botânico.
(Celso Martins, A Notícia, 02/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Marli Eulália disse:

    Gostaria de saber como anda o projeto de instalação e construção do Jardim Botânico no bairro Itacorubi, em Florianópolis/SC, se ainda é viável, ou se não sairá do papel.

    Grata, desde logo.

    Att.
    Marli Eulália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *