Câmara tem prazo sobre subestação
29/08/2006
Lixo toma conta da Lagoa Pequena
30/08/2006

Fatma analisa engordamento de praias

A Prefeitura de Florianópolis encaminhou à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) o estudo de impacto ambiental do projeto de engordamento das praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, no Norte da Ilha. A iniciativa é uma reivindicação de mais de 15 anos de comerciantes e lojistas da região. Com o aumento da faixa de areia, espera-se atrair mais turistas para os balneários, aumentando a arrecadação e a geração de empregos.

O diretor geral da Regional Canasvieiras da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Murilo Vasco Gondin, classifica o projeto como imprescindível para o desenvolvimento da região. “Canasvieiras é um balneário extremamente conhecido, inclusive internacionalmente, e não tem praia”, apontou. Segundo Gondin, em épocas de maré alta a praia fica completamente sem faixa de areia, fazendo com que muitos turistas acabem procurando outros balneários.
“Com o projeto teremos uma grande área de lazer, o que acabará valorizando os imóveis e atraindo mais visitantes. O objetivo é aumentar a taxa de ocupação e de permanência dos turistas, o que resultará em uma maior arrecadação de impostos, geração de trabalho e renda”, destacou.

Aumento gradativo

O projeto de engordamento das praias foi elaborado por uma empresa escolhida por licitação e contratada pela Prefeitura. Para o secretário municipal de Obras, Aurélio Remor, um dos diferenciais da proposta é a abrangência do projeto, que se estende de Canasvieiras a Ponta das Canas. Outra novidade é que o aumento da faixa de areia será feito de forma gradual. Na primeira etapa está prevista a construção de uma faixa de até 20 metros de largura, sendo que nos anos seguintes é possível fazer nova intervenção para engordamento nos pontos necessários. “É um projeto inovador e bastante amplo. Esperamos agora o parecer da Fatma para iniciar a fase operacional”, disse o secretário.

Representantes dos dois órgãos devem se reunir em breve para definir uma data para a realização da audiência pública e a nomeação de equipe técnica multidisciplinar para analise do projeto.
(Natália Viana, A Notícia, 30/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *