CPI do Fisco investiga rombo na prefeitura
17/08/2006
Obra facilita acesso a Ingleses e região
17/08/2006

Chuva não descarta desabastecimento

A chuva registrada na região da Capital desde terça-feira amenizou a situação dos pequenos mananciais que abastecem várias regiões do interior da Ilha, mas ainda não eliminou o risco de problemas com o abastecimento. As pequenas represas usadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), como as da Costeira do Pirajubaé e do Morro do Quilombo, estão precisando receber reforço do sistema principal que abastece a Grande Florianópolis captando água dos rios Vargem do Braço (manancial de Pilões) e Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz.

De acordo com o assessor da diretoria de operações da Casan, Carlos Alberto Coutinho, ainda não há planos de racionamento porque “o sistema Cubatão-Pilões está se comportando bem, apesar da estiagem, sem baixar o nível dos rios”. Ainda segundo Coutinho, “houve uma melhora no nível dos pequenos mananciais, mas é preciso que se confirme a previsão de chuva contínua até o fim de semana para que se obtenha uma melhora mais significativa”.

No Sul da Ilha, abastecido pela Lagoa do Peri, Coutinho reconheceu que a redução do nível da lagoa é preocupante, mas negou que a diminuição da captação tenha sido decidida em função da estiagem, conforme informação divulgada pela própria Casan. “A lagoa tem capacidade para fornecer até 200 litros por segundo, e no verão, quando o consumo aumenta, captamos perto disso, chegando a 190 litros por segundo”, explicou o assessor. “Atualmente, estamos captando 150 litros por segundo e apenas 18 horas por dia, mas isso se deve a demanda menor por água na baixa temporada, e não à estiagem. Essa captação é normal para a época”, argumentou.

Moradores de áreas altas ou mais isoladas, como os sertões do morro do Assopro (alto do morro da Lagoa) e entorno da Lagoa do Peri, informaram que as cachoeiras e pequenas represas estavam praticamente secas no início da semana, e a falta de água seria questão de poucos dias. Na estrada geral do morro do Assopro, os 28 moradores já haviam decidido iniciar um racionamento por conta própria.
(Carlito Costa, A Notícia, 17/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *