Projetos para morros serão apresentados
26/08/2006
Divisor de águas para Balneário Camboriú
26/08/2006

Capital terá projeto francês de tecnologia

Florianópolis foi escolhida para ser a sede de dois projetos da Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (ENSMSE), instituição francesa nas áreas de gestão empresarial e alta tecnologia. O convênio de cooperação institucional franco-brasileiro foi assinado na última quinta-feira pelo prefeito Dário Berger e pelo presidente da empresa, Robert Germinet. A plataforma internacional de ensino, representada no Brasil pelo Instituto Heliópolis, será implantada no Sapiens Parque, como projeto âncora do empreendimento, que tem sede no Norte da Ilha.

Pelo convênio de cooperação firmado entre os dois países, a Capital contará com o suporte do Pólo de Excelência da Indústria Francesa de Alta Tecnologia e do Instituto de Ensino e Pesquisa da entidade européia. Disputando a instalação do projeto com as cidades de Campinas (SP) e São Paulo (SP), Florianópolis foi escolhida e se tornar a segunda base da ENSMSE fora da França. A outra plataforma em território estrangeiro fica em Xangai, na China.

O início das negociações com o governo francês para viabilização do intercâmbio tecnológico ocorreu em maio na Feira Industrial de Saint-Etienne. Segundo o conselheiro do Sapiens Parque e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antônio Diomário de Queiroz, a capital catarinense foi escolhida para o projeto em razão dos índices de qualidade de vida e por estar implantando o Sapiens Parque. O complexo urbano e ambiental está localizado numa área de 4,5 milhões de metros quadrados, em Canasvieiras.

A área é destinada especialmente a receber empreendimentos e projetos nas áreas de turismo, serviços, tecnologia e meio ambiente, visando promover o desenvolvimento regional sustentável. A expectativa é de que num prazo de dez anos estejam instaladas no local cerca de 400 empresas, gerando 40 mil empregos diretos na área de alta tecnologia e 20 mil empregos indiretos na Capital, tendo como âncora a instituição de ensino francesa para formação e capacitação dos profissionais egressos das universidades locais.
(A Notícia, 26/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *