Rodovia SC-401 está mais perigosa
17/07/2006
Ponte
17/07/2006

Preservação ambiental é prioridade no Sul da Ilha

Ao contrário das demais regiões do município que receberam o projeto Prefeitura nas Comunidades, os moradores do sul da Ilha consideram prioridade ações que garantam a preservação ambiental e a criação de espaços de lazer para crianças e adolescentes. Os temas foram citados com unanimidade pelas lideranças comunitárias presentes ao encontro realizado, hoje, com o prefeito Dário Berger e secretários municipais. “Recebo as reivindicações com muito carinho e garanto que o que for possível resolver rápido será dado o encaminhamento. O que for mais difícil será contemplado na proposta orçamentária para o ano que vem”, disse o prefeito aos participantes. Após o almoço, o colegiado realizou vistoria em obras que estão sendo feitas na região.

Entre as questões listadas na reunião estão a necessidade do poder público coibir a pesca predatória na Lagoa do Peri, assim como promover a limpeza e iluminação dos acessos ao local. Também foi solicitado à prefeitura um planejamento em relação ao tratamento de esgoto e ao escoamento das águas pluviais, a instalação de banheiros públicos e chuveiros nas praias para atender a demanda crescente de turistas, e a intensificação do programa de reciclagem do lixo.

Os moradores pediram ainda a criação de áreas de lazer com equipamentos para a prática de esportes e a implantação de projetos, voltados a este setor, financiados pelo município, como alternativa para ocupar crianças e adolescentes, evitando que sejam atraídas por traficantes que atuam na região.

Investimentos

Problemas como a falta de segurança pública, a superlotação no transporte coletivo, assim como a necessidade de pavimentação de ruas e de melhorias na rede de saúde e de educação mereceram menor destaque. Isso porque, nessas áreas, estão em andamento diversas obras, representando um investimento de R$ 5,8 milhões em recursos municipais, que vão beneficiar os quase 100 mil moradores que vivem na região.

Durante o encontro com representantes das comunidades do sul da Ilha, o superintendente da Floram, Francisco Rzatki, esclareceu que estão sendo intensificadas, em conjunto com o Ibama, as batidas noturnas na Lagoa do Peri, resultando na apreensão de onze tarrafas e seis redes de pesca. “Estamos concluindo uma torre de observação com holofotes para vigiar o local com mais eficiência”, justificou aos presentes.

Já o prefeito Dário Berger ressaltou que houve avanços em muitas áreas. No transporte coletivo, o destaque foi a redução da tarifa para R$ 1,80 – o que diminuiu drasticamente o número de reclamações contra este serviço. Na área da educação citou a criação de 5 mil novas vagas na educação infantil e ensino fundamental, a partir da reforma e construção de unidades escolares.

Segundo ele, a mesma atenção foi dada na área da saúde onde houve investimento na ampliação e contrução de postos de saúde, bem como de policlínicas que vão cobrir 80% da demanda por consultas especializadas, que hoje chega a 130 mil solicitações. Em relação à pavimentação de ruas, o prefeito citou que somente no sul da Ilha foram pavimentadas cerca de 50 ruas das 220 executadas pela Operação Tapete Preto em todo o município.

Obras

Após o almoço com as lideranças do sul da Ilha, o colegiado municipal visitou obras na região. Na oportunidade, o prefeito Dário Berger assinou a ordem de serviço para reforma do Posto de Saúde do Morro das Pedras e recebeu uma carta de agradecimento dos moradores da Servidão Verde Vale, inaugurada hoje no Ribeirão da Ilha.

Também foram vistoriadas as obras da escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche e da Policlínica, no Rio Tavares. Na Tapera, o prefeito inaugurou o novo Posto de Saúde, com 576 metros quadrados e o Centro Profissinalizante.
(Dieve Oehme, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Florianópolis, 17/07/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *