Orgulho manezinho
22/07/2006
Como podemos nos engajar na luta por uma cidade mais planejada?
22/07/2006

A existência de ligações irregulares de esgoto na rede pluvial pode estar provocando a contaminação da região da Ponta do Coral, na avenida Beira-mar Norte. A suspeita é do engenheiro Jair Sartorato, assessor da diretoria de Operações da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que garante uma cobertura de 100% na coleta de esgotos na região da Agronômica, inclusive a comunidade carente localizada nos fundos do hospital Nereu Ramos.

“Certamente existem ligações irregulares de esgotos na rede pluvial e isso pode estar chegando até a Ponta do Coral”, destacou Sartorato, assim como ocorre o lançamento de águas pluviais da rede de coleta de esgoto. “Podemos ter uma idéia das dificuldades que enfrentamos nos casos da região da avenida Beira-mar Norte e Canasvieiras, onde foi necessário um demorado trabalho de fiscalização e conscientização”, destacou.

Trabalho demorado

Sartorato aguarda uma convocação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que abriu um procedimento para investigar o lançamento de esgotos junto à Ponta do Coral, assim como lixos hospitalares, para iniciar uma fiscalização na região. “Difícil não é. O problema é a demora na realização de um trabalho desses”, acrescentou. Para fiscalizar cerca de mil ligações na região da Lagoa da Conceição, a Casan levou 13 meses, o que dá uma noção das dificuldades nessa região do bairro da Agronômica.

A demora se justifica pelo tipo de trabalho realizado: os técnicos da Casan têm que vistoriar casa por casa e, em cada uma delas, conferir as saídas de águas servidas – usadas em banheiros, pias e tanques de lavação de roupas, entre outros. “A experiência indica que a população tem cooperado nesses casos e responde de modo muito positivo. Uma situação onde 85% das ligações estão irregulares, nossa intervenção pode inverter a situação, fazendo com que 90% das ligações se tornem regulares”, assinalou.

Além disso, o esgoto pode estar vindo de áreas dos morros da Agronômica que não estão cobertos pela coleta de esgoto, “devido a dificuldades técnicas na implantação da rede”, seja pela existência de um emaranhado de servidões ou o solo rochoso. “A maior parte dos nossos morros está coberta pela coleta, mas algumas áreas continuam fora”, complementou Sartorato.
(Celso Martins, A Notícia, 22/07/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *