Melhor momento da construção
09/07/2006
A dor de cabeça dos prefeitos
10/07/2006

O desembargador federal Edgard Lippmann Júnior, do Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região, determinou na última sexta-feira (7/7) a suspensão das obras de construção do Shopping Center Santa Mônica em Florianópolis.

A decisão do magistrado levou em conta o risco de dano ambiental, visto que o empreendimento está localizado, segundo o Ministério Público Federal (MPF), em área de preservação permanente.

Em janeiro de 2005, foi ajuizada uma ação popular na Vara Federal Ambiental de Florianópolis contra a construção. A sentença, proferida em abril do mesmo ano, autorizou a continuação das obras.

Em dezembro, o titular da ação, Marcelo Ramos Peregrino Ferreira e o Ministério Público Federal (MPF) apelaram, requerendo a paralisação da obra liminarmente até que o processo transite em julgado.

Segundo o MPF, o prosseguimento das obras poderia gerar a figura do “fato consumado”, o que inviabilizaria o cumprimento efetivo da decisão judicial, caso esta opte pela ilegalidade da obra.

No recurso de apelação, a procuradoria denuncia que o Shopping Santa Mônica estaria sendo erigido dentro da estação ecológica do Manguezal do Itacorubi, sobre o Rio Sertão.

A decisão á válida até que seja julgado o seu mérito pela turma.
(Justiça Federal de Santa Catarina, 10/07/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *