Newsweek coloca Florianópolis em evidência
06/07/2006
Comando
07/07/2006

Da coluna de Henrique Ungaretti (A Notícia, 07/07/2006):

Breve resumo: em 1994, foi proibida a concessão de escrituras a terrenos desmembrados na Ilha de Santa Catarina. Tinha gente que comprava terreno de 500 metros quadrados, depois vendia metade. Mais carro na rua, mais energia para consumir, água pra gastar, esgoto pra levar. A proibição da escrituração não interrompeu a prática imobiliária, que continuou clandestinamente. As partes passaram a fazer contratos de gaveta, registrados, depois, em cartório, e a Prefeitura de Florianópolis continuou dando autorização para ligar luz e água nas novas residências. Cobrando IPTU, naturalmente.

Novela sem fim 2

Em 2002, houve nova tentativa de acabar com a farra da ocupação desordenada de bairros como o Rio Vermelho, por exemplo. A Prefeitura deixou de conceder as permissões para as ligações de luz e água. Mais uma vez, a medida não surtiu efeito e a clandestinidade acabou estimulada. Hoje, o bairro pode ter chegado a um ponto de não retorno. Áreas de preservação permanente estão tomadas. O nome maior do problema é só um: fiscalização deficiente. Ou conivente. Ou cúmplice.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *