Mixaria
20/07/2006
Quando todos ganham
20/07/2006

A revista Newsweek, edição internacional da primeira semana deste mês, destaca as dez cidades mais dinâmicas do mundo. Está lá, Florianópolis, junto com cidades norte-americanas, européias e asiáticas. Cada uma delas vive uma experiência própria de crescimento populacional e desenvolvimento econômico acelerado.Las Vegas (EUA) transforma-se em pólo tecnológico. Fukuoka, no Japão, sedia empresas como a Sony, a Toshiba a Cânon. Munique, a cidade da Siemens, desenvolve o turismo. Londres não pára de crescer. Toulouse, na França, transformada na capital aeroespacial da Europa. Nanchang, na China, pelo seu ritmo de crescimento. Moscou ganhou 700 mil pessoas em um ano. Ghaziaba, na Índia, sede de mais de 14 mil pequenas indústrias e gigantes como a Coca-Cola e a International Tobacco Co, cuja população cresceu 50% em dez anos; Gyang, na Coréia do Sul, quadruplicou a população em 10 anos.

A décima cidade é Florianópolis, cujo virtuoso ciclo começou com a dispensa da indústria pesada. Entre 1970 e 2004 a população da cidade triplicou, segundo ele, pela atração das condições ambientais, belezas naturais, segurança, qualidade de vida. Afirma que a rede de ensino com universidades públicas e privadas fazem da cidade a que tem a maior escolarização do Brasil. Florianópolis sofreu um choque de desenvolvimento ao aliar a Universidade Federal à iniciativa privada, através de incubadoras tecnológicas. Conclui dizendo que a intenção dos governos estadual e municipal é fazer da cidade o “Vale do Silício” do Brasil, com praias. E agora? Festejar sim, porém mantendo a preocupação com o planejamento, respeitando esta vocação.

É com esta preocupação que a SC Parcerias está engajada em projetos como o Planejamento Regional pós-industrial do turismo, encomendado ao Estúdio S3, do Italiano Domenico De Masi, que instala uma sucursal aqui; a implantação do Aeroporto Industrial; o desenvolvimento do Sapiens Park; o projeto Film Comission; a nossa versão do famoso festival de Ravello, a consolidação do Parque do Rio Vermelho. Medidas que certamente contribuirão para manter Florianópolis entre as cidades mais dinâmicas do mundo.
(Artigo de Vinícius Lummertz Silva – Administrador público, DC, 20/07/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *