Um parque
07/07/2006
Mantido embargo de prédio na Cachoeira
07/07/2006

Próximo a completar 10 anos, o Plano Diretor de Florianópolis começa a ser redesenhado pela comunidade. Ontem, aproximadamente 300 pessoas se reuniram no Teatro Álvares de Carvalho para discutir a formação do núcleo que deverá encabeçar a atualização do plano .

A orientação é do presidente do Ipuf, Ildo Rosa. O órgão é responsável por realizar as avaliações técnicas para auxiliar a gestão pública a implementar projetos na cidade. Antes de um empreendimento imobiliário ser construído, por exemplo, os técnicos do Ipuf fazem um relatório apontando detalhes da geografia do local e o impacto na vizinhança. Mas é o meio ambiente, hoje, o centro das discussões do novo Plano Diretor.

– A principal preocupação é a definição precisa e técnica de áreas de preservação ambiental – disse Rosa.

A ausência de um mapeamento das áreas de preservação ameaça o meio ambiente e dá início a uma cadeia de problemas sociais, já que serviços públicos como tratamento de água e esgoto não chegam a zonas ocupadas sem autorização. Um levantamento prévio realizado pelo Ipuf constatou a existência de mais de 60 pontos de ocupação ilegal na Ilha e no Continente .

– É necessário discutir também a questão da mobilidade urbana, encontrando alternativas para o sistema viário. Precisamos debater a realidade da economia informal e integrar os megaprojetos à nossa leitura técnica para que eles sejam submetidos à avaliação da comunidade – observou Rosa.

As sugestões serão encaminhadas à Câmara até outubro, prazo estabelecido pelo Estatuto das Cidades para a elaboração de planos diretores em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Empresários reclamam das constantes mudanças

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Dilvo Tirloni, o atual Plano Diretor é eficiente e precisa apenas de algumas mudanças pontuais.

– Nós temos um bom Plano Diretor. O problema é que ele é freqüentemente desobedecido e alterado de forma abrupta, o que causa uma grande insegurança entre os investidores – afirmou Tirloni.

– É necessário que as entidades sejam exigentes no cumprimento das regras estabelecidas – disse.
(Karine Ruy, DC, 07/07/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *