Saneamento em Santa Catarina
12/06/2006
Câmara quer municipalização do Parque Ecológico do Córrego Grande
13/06/2006

Situação fora de controle no Norte da Ilha, diz delegado

Uma média de cinco assaltos registrados diariamente. Esta é a atual situação na 7ª DP, com base na Praia de Canasvieiras, Norte da Ilha. De acordo com o delegado Mário Martins, que assumiu a delegacia há um mês, a situação está fora de controle.

Ele atende a região Norte, com uma população de 170 mil habitantes, com uma equipe composta por apenas dois plantonistas. Já a área de investigação fica a cargo de uma comissária.

– É uma total falta de respeito das autoridades com a população.

Segundo ele, o Norte da Ilha registrou, ano passado, mais ocorrências que toda a região central da Capital. O reforço é pedido mensalmente pelo responsável pela DP.

– Pela Secretaria de Segurança Pública tenho que aguardar a nova nomeação de efetivos.

Como medida de emergência, Martins pede que, no mínimo, seu efetivo atual seja duplicado. Uma nova delegacia, na Praia dos Ingleses, é outra saída para o profissional.

– É onde está concentrado o maior número de crimes.

Martins reforça a posição da Secretaria de Segurança Pública de que não há recursos para cobrir a região, nem policiais destacados para o policiamento das praias do Norte da Ilha.

– É a realidade de todo o Estado.

Com base nas análises do delegado, o grupo de comerciantes do núcleo Norte da Ilha encaminhou ao secretário de Segurança Pública, Dejair Vicente Pinto, uma solicitação para instalação de câmeras de vigilância nos Ingleses.

Varreduras e barreiras no bairro

A Polícia Militar contesta os números conferidos no local pelo DC referentes ao efetivo da Praia dos Ingleses.

De acordo com o comandante do policiamento metropolitano, Antonio Rangeli de Souza, o efetivo conta com 20 policiais.

No Verão, o reforço foi duplicado, já que a população subiu para os 80 mil habitantes.

Segundo ele, todos os recursos do efetivo com base do Norte da Ilha (seis companhias) são mobilizados quando há um tipo de ocorrência, como assaltos. Por estratégia de inteligência, a PM não divulga o número de policiais que estão sendo analisados para a região Norte da Ilha.

Souza traça dois pontos críticos na Praia dos Ingleses que poderão ter varreduras e barreiras nos próximos dias, a exemplo do que vem acontecendo no Maciço do Morro da Cruz, área central da Capital. Mas não divulga as localidades. A única certeza é que, por enquanto, não haverá aumento do efetivo no local.
(DC, 12/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *