Visão
20/06/2006
Celesc quer recuperar valores investidos
21/06/2006

Na próxima sexta-feira, dia 23, às 19h30min, a sede da Cidasc, no Camping do Rio Vermelho, receberá a comunidade para uma reunião aberta com o objetivo de informar sobre o manejo do Parque Florestal do Rio Vermelho (PFRV).

Criado em 1974, doze anos depois de ter sido denominado uma Estação Florestal – a qual visava à experimentação com espécies exóticas como o Pinus e o Eucaliptus – o Parque Florestal do Rio Vermelho, embora oficializado por decreto federal, não integra nenhuma categoria do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.

No PFRV há vasta plantação de Pinus e Eucaliptus. Essas duas espécies exóticas são caracterizadas pelo seu poder de disseminação, invadindo áreas e encostas, reproduzindo-se consideravelmente e influenciando de maneira direta no meio ambiente local. São responsáveis pela perda de fertilidade dos solos e também por dificultar a manutenção da diversidade de espécies da fauna e da flora do local, caracterizado originalmente como bioma de restinga.

Além disso, o pinus e o eucaliptus são espécies reflorestáveis e economicamente vantajosas. Atualmente as árvores estão sendo retiradas pela CIDASC, e isto gera polêmicas entre a comunidade e ONGs atuantes no que diz respeito ao destino dos recursos do corte das árvores exitentes. O problema se configura em função do risco de ocorrerem irregularidades com o Patrimônio Público, como as invasões da área do Parque depois de desmatada, retirada de árvores nativas indevidamente, entre outros.

A proposta mais adequada, segundo as entidades organizadoras do evento, consiste na elaboração do Plano de Manejo, que necessita ser precedido pela regulamentação da área como Parque Estadual, previsto no Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEUC, que segue as categorias do SNUC. Após ser declarado Parque Estadual e elaborado o projeto do Plano de Manejo, seria realizado o corte dos pinus remanescentes. O objetivo das entidades é garantir a qualidade do espaço público, e ver revertidos os recursos diretamente para a implmentação do Parque em conformidade com a legislação vigente (SNUC).

A receita financeira proveniente da extração de pinus e eucaliptus deve superar os R$ 3 milhões. Caso já estivesse enquadrado na legislação vigente (SNUC ou SEUC), o PFRV poderia utilizar este dinheiro para a efetivação de sua implementação, através do georeferenciamento e demarcação de seus limites, reflorestamento com espécies nativas, entre outras ações relacionadas à sua gestão.

É importante considerar que o território, uma vez ocupado por espécies exóticas e protegido não permitiu a completa urbanização da área, realidade encontrada em várias regiões vizinhas ao Parque. Ainda assim, a área do Parque sofreu com a grande influência humana através da abertura de inúmeros canais de drenagem em terras alagadiças, bem como da agressão pela especulação imobiliária na região, a qual descaracterizou o local, que possui nascentes de dois importantes cursos d’água na região de entorno do Parque – a nascente do Rio Vermelho e a do Rio João Gualberto.

A problemática do Parque Florestal do Rio Vermelho e seu entorno é bastante complexa, uma vez que ali já existem habitantes que dependem economicamente do local, seja através das atividades extrativistas ou do comércio, além de dois campings e da circulação de veranistas e freqüentadores da Praia do Moçambique, a mais extensa da Ilha.

A reunião é uma realização conjunta entre Cidasc, Associação dos Moradores do Rio Vermelho, Associação de Surf do Moçambique e Aliança Nativa. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3233-3433 – sede do parque – ou pelo site www.aliancanativa.org.br.

O quê: Reunião com a comunidade para tratar do Parque Florestal do Rio Vermelho
Quando: 23 de junho, às 19h30min.
Onde: Camping do Rio Vermelho – Rod. João Gualberto Soares
Como: Informações: 3232-3433
Quem: Realização: CIDASC, Aliança Nativa, AMORV e Associação de Surf do Moçambique.
(Michele Cardoso, Aliança Nativa, 20/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. PATRICIA CRISTINA NASCIMENTO disse:

    Gostaria do telefone e site do camping Rio Vermelho, os telefones que encontrei na internet, não consigo contato.

    Fico no aguardo,

    Obrigada!

  2. Prezada Patricia Cristina Nascimento,
    O Camping do Rio Vermelho fica na Rua João Gualberto Soares, s/nº
    Estrada do Rio Vermelho
    S. João do Rio Vermelho.
    CEP: 88059-000 Florianópolis – SC
    Fones:
    (48) 3232-3433
    (48) 3232-4067
    Mais informações: http://www.cidasc.sc.gov.br/html/servico_preservacao/servico_preservacao.htm#
    Obrigado pela sua participação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *