Situação fora de controle no Norte da Ilha, diz delegado
12/06/2006
Mais prédio no Parque da Luz
13/06/2006

Câmara quer municipalização do Parque Ecológico do Córrego Grande

Os vereadores da Capital, a presidência da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e entidades comunitárias aguardam uma decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o futuro do Parque Ecológico do Córrego Grande. Com o fim do contrato de cessão da área pela União em dezembro do ano passado, o município afirma estar impedido de atuar legalmente no local e cobra uma posição do órgão do governo federal.

A área de cerca de 22 hectares pertence à União e desde 2001 vinha sendo administrada pelo poder público municipal por meio de um contrato de comodato com o Ibama. O acordo se encerrou no dia 4 de dezembro de 2005. Os vereadores e a Floram reivindicam a cessão definitiva da área para o município ou a renovação do contrato. “Este impasse está impedindo o município de investir economicamente no parque”, disse o vereador João Batista Nunes (PDT), que presidiu uma audiência pública ontem na Câmara de Vereadores sobre o assunto.

Na reunião, os participantes falaram em falta de vontade política do Ibama. O vereador Alexandre Fontes (PP) entende que a manutenção do parque ficará comprometida enquanto não for decidido o seu destino. A reportagem procurou o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Luis Ernesto Trein. Ele informou, via assessoria de imprensa, que não pôde comparecer à reunião na Câmara devido a uma audiência em Joinville.

O processo de municipalização do parque, segundo a assessoria, está sendo analisado pelo setor jurídico do Instituto e segue os tramites normais. O parque recebe uma média de 500 pessoas diariamente. Nos fins de semana a visitação aumenta e duas mil pessoas o freqüentam diariamente.
(Diogo Vargas, A Notícia, 13/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Ricardo Valente disse:

    É uma pena que, enquanto o Ibama e a Floram não chegam a um acordo, os usuários do parque sejam obrigados a acompanhar a sua degradação diária, convivendo com entulhos, matas mal cuidadas e equipamentos sem conservação.

    O parque é o mais lindo espaço público planejado da cidade e merece muito mais atenção e prioridade. O outrora belo cartaz da entrada, todo remendado com esparadrapos, chega a envergonhar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *