Seminário aborda segurança
01/06/2006
Preguiça
02/06/2006

A temporada de verão de 2006/2007 em Canasvieiras começa a ser organizada hoje (1/6) durante café da manhã promovido pela seccional local da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), com a presença de diversos setores da Prefeitura Municipal. O encontro está marcado para as 8h30 no hotel Mar Del Plata, com uma agenda específica de reivindicações visando melhorias no balneário.

“O café integra nosso planejamento de longo prazo para Canasvieiras e essa é uma das etapas em andamento”, explicou o presidente da Acif-Canasvieiras, Murilo Vasco Gondin. Isso inclui a necessidade de fiscalização do comércio ambulante clandestino, que se intensifica no verão, mas está presente ao longo de todo o ano. Os empresários também vão pedir providências em relação às dezenas de cães abandonados nas ruas e que costumam freqüentar a praia. “Queremos antecipar a organização da temporada e não deixar para a última hora as providências simples que podem ir sendo tomadas”, destacou Gondin.

Outro pleito é em relação a terrenos baldios sem manutenção, com mato crescido e utilizados como depósito clandestino de lixo, além da pavimentação de ruas internas. “O trabalho de hoje está sendo organizado por um dos grupos que executam os projetos previstos em nosso planejamento mais abrangente”, destacou o presidente da Acif-Canasvieiras.

O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa, garantiu ontem (30/4) que vai participar do encontro. “Estaremos lá com os técnicos de minha equipe para ouvir as reivindicações a serem apresentadas. Já está em andamento um projeto de revitalização urbana em Canasvieiras, semelhante ao desenvolvido em Ingleses”, destacou Rosa, experiência que vai ser apresentada durante evento sobre mobilidade urbana na Nicarágua.

Isso inclui o alargamento da avenida das Nações, com a ampliação de espaços para os pedestres e o início da construção de uma ciclovia que, no futuro, vai se estender por diversas ruas de Canasvieiras. “No verão, a Secretaria de Urbanismo precisa concentrar grande número de fiscais naquele balneário por causa da presença de ambulantes, e isso nos preocupa, assim como os problemas no sistema viário e no trânsito”, afirmou Rosa.

Acif cobra agilidade na engorda da praia

A Acif apresentará aos representantes do Ipuf o plano para o alargamento da praia de Canasvieiras. “O projeto inicial previa a engorda de Canasvieiras num primeiro momento, ficando para depois as praias de Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas”, explicou Murilo Gondin. Como ocorreram reclamações de empresários e moradores dos dois últimos balneários, a Prefeitura refez o contrato com a empresa que executa os estudos e projetos para que toda a baía receba as melhorias.

Com isso, a engorda pode não ficar pronta para a próxima temporada, o que preocupa os representantes da Acif-Canasvieiras. “Depois que todas as licenças ambientais estiverem prontas a obra leva entre três e quatro meses para ser concluída, segundo informação obtida na Secretaria de Obras do município”, explicou Gondin. Enquanto isso, a faixa de areia fica reduzida a três ou quatro metros com a maré cheia.

Quanto ao centro de convenções para a região, a ser erguido na área do Sapiens Park, a Acif local mantém um grupo que acompanha os estudos que vão fundamentar o projeto. “É preciso conhecer bem o mercado, definir prioridades e viabilidades, dimensões e custos da obra antes de começarmos a pensar no início da edificação”, complementou Gondin. Os empresários da região acreditam que um centro de convenções pode ampliar o movimento na temporada e diminuir a sazonalidade do turismo.
(A Notícia, 01/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. vagner dias coelho disse:

    E AÍ? QUATRO ANOS DEPOIS NÃO SAIU DO PAPEL.
    É VERGONHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *