Fatma analisa balneabilidade de 106 balneários
06/01/2006
Transporte clandestino na praia
06/01/2006

Equipes da Vigilância Sanitária vão fazer amanhã, 6/01, uma varredura na praia dos Ingleses, nas proximidades da escola municipal, para verificar o lançamento irregular de esgoto na rede pluvial, e que está desaguando no mar. A vistoria foi acertada com o vice-prefeito Rubens Carlos Pereira Filho, coordenador da Operação Verão em Florianópolis, durante visita à região, na tarde de hoje, 5. “A prefeitura já realizou várias ações nesse local, mas a cada temporada alguns veranistas acabam rompendo os lacres ou abrindo saídas de esgoto alternativas pensando numa solução imediata para seus problemas”, justifica Bita Pereira.

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Edson Luiz de Oliveira, a principal causa para o mal cheiro no canal que dá acesso ao mar é o saturamento da rede local devido à superpopulação de veranistas. “Muitos imóveis, construídos para uma família de cinco pessoas, estão abrigando 15 ou 20 pessoas. Todas elas usando chuveiro, lavando roupa e utilizando o banheiro acabam provocando essa situação”, adverte.

Para diminuir o problema que vem preocupando os banhistas, três equipes de fiscalização vão percorrer a área, amanhã, 6, para identificar os imóveis que estão lançando águas servidas na canalização destinada à coleta de água da chuva. No trabalho de investigação os profissionais vão fazer testes com azul de metileno e, posteriormente, utilização de um caminhão hidrojato para desobstruir a galeria. Se necessário, será feito novamente o lacre dos esgotos irregulares.

Algas na Lagoa – Acompanhado do superintendente da Floram, Francisco Rzatki, e de técnicos da Casan e Vigilância Sanitária, o vice-prefeito de Florianópolis também esteve na Lagoa da Conceição verificando o acúmulo de algas mortas na lagoa, proximidades da rua Vereador Osni Ortiga. A conclusão do grupo é de que o problema é ocasionado pela falta de circulação das águas lacustres, causando a desoxigenação e mortandade de algas.

Duas soluções estão sendo estudadas para resolver o problema. A primeira, de ação mais rápida é a retirada do material para eliminar o mal cheiro no local. A Comcap já foi acionada para providenciar a vistoria e limpeza na área afetada. A outra medida, de alcance mais duradouro, seria alargar a passagem da ponte velha, ampliando a área de circulação das águas. Para isso, já está sendo analisada pela prefeitura a elaboração de um projeto para execução da obra.
Por Dieve Oehme – Ass. Com. PMF, 05/01/2006

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *