Combate às Ponteiras Irregulares na Praia Brava
06/01/2006
Figueira reforma estádio de olho na Copa de 2014
06/01/2006

Ônibus de turismo param o trânsito em Balneário

Entre ruas estreitas e congestionadas, eles tentam avançar enquanto trancam o trânsito. Ônibus de turismo que chegam diariamente a Balneário Camboriú têm contado com a desatenção de fiscais de trânsito para infringir a lei e estacionar livremente pela cidade. No último Verão, 3.712 ônibus de turismo entraram em Balneário Camboriú entre dezembro e março, uma média de 31 veículos por dia.

Com um sistema de tráfego insuficiente para suportar a demanda de carros e veículos pesados no Verão, a cidade pena com a livre circulação de ônibus de turismo pelo Centro de Balneário Camboriú.

A reportagem flagrou ônibus estacionados em frente a pontos turísticos como o Parque Unipraias, na Barra Sul. Há 12 anos, a prática é proibida pela Lei Municipal 1.416/94, que determina que os veículos do gênero só circulem pela cidade quando se destinarem ao embarque e desembarque de passageiros em hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Estacionar no perímetro urbano é proibido.

No momento em que a reportagem fotografou seis ônibus estacionados na confluência entre a Beira-Rio e Avenida Atlântica, na Barra Sul, o fiscal de trânsito Henrique Linhares estava no local, mas nenhum dos veículos foi multado. Somente em dois deles os passageiros estavam embarcando nos ônibus; os outros quatro estavam parados no local à espera do grupo de excursão.

– Deixar os turistas e buscar depois é permitido. Mas o que mais a gente fica atento é com relação ao pagamento da taxa de entrada na cidade – explicou Linhares.

Segundo o gestor do Fundo Municipal de Trânsito e da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização do município (Compur), coronel Julimar Rogério D’Agostin, os fiscais disponibilizados pelo Compur e Secretaria de Turismo estão orientados a notificar e multar qualquer irregularidade nas rotas e nas paradas dos ônibus.

Para atender toda a cidade no Verão, no entanto, é disponibilizado um fiscal por turno que, segundo D’Agostin, conta com apoio de agentes de trânsito. Nas últimas duas semanas, segundo dados do Compur, foram emitidas 31 notificações do gênero a veículos de turismo.

Projeto discutido em fevereiro

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú em uma das últimas sessões ordinárias de 2005 deve ganhar corpo e discussão a partir do próximo mês, com o retorno das atividades legislativas.

De autoria do vereador Moacir Schmidt (PSDB), o projeto prevê a proibição do tráfego de ônibus de turismo em todo o perímetro urbano do município. Em contrapartida, vans autorizadas pela prefeitura realizariam o translado até o hotel e o transporte de turistas no município.

– São os ônibus os principais responsáveis pelo trânsito congestionado no Verão. Não há como as nossas ruas estreitas suportarem tantos veículos de uma só vez – diz Schmidt.

A presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú, Karina Peters, explica que os hoteleiros classificam a proposta de Schmidt de “antipática”.

– Imagina o incômodo de um turista argentino que viajou 24 horas e ainda tem que pegar uma van para chegar ao hotel. Isso vai acabar com o turismo do município.

Lei 1.416/94
A circulação e o estacionamento de ônibus de excursão, caminhões, moto-home, trailers e outros veículos de grande porte pelo Centro da cidade fica restrita aos ônibus circulares e de linhas intermunicipais e aos ônibus de excursão, por um período de máximo de quinze (15) minutos quando se deslocarem aos hotéis, hospedarias, restaurantes e casas de diversões exclusivamente para embarque e desembarque dos seus passageiros.
Fica proibido o estacionamento dos veículos mencionados em vias públicas, praças ou outros locais não expressamente autorizados pelo Poder Executivo.
O estacionamento ou circulação dos veículos fora dos locais expressamente permitidos, com o seu recolhimento das taxas devidas, constitui infração punível com multa de 2 UFMs (R$ 265,10), estando sujeito a remoção dos veículos para os depósitos municipais ou outro local designado para esse fim.
Luciana Zonta – DC, 05/01/2006

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Eloir disse:

    Balneário Camboriú é uma cidade turística e precisa de ônibus entrando na cidade para trazer os turistas até os hotéis e pousadas. O transito na cidade é complicado até mesmo no inverno, é um problema que pode ser resolvido em pouco tempo e com pouco dinheiro, é só ter boa vontade de ver a cidade com bons olhos. As ruas tem uma geografia muito boa para fazer o transito fluir livremente na cidade sem que tenhamos de tomar decisões que comprometem a renda principal da cidade que é o turismo. A cidade já sofreu muito com leis radicais que comprometeu muito a vinda de turista em Bal. Cam; teve uma época que até colocavam correntes com cadeados nos pneus dos ônibus,ferindo o direito de ir e vir, e confiscando a ferramenta de trabalho de muitos trabalhadores. Hoje caiu muito o turismo na cidade pela perseguição que estão fazendo aos que trabalhão lá fora para organizar uma excursão trazendo divisas a cidade.Não podemos esquecer que foram anos para que Bal. Cam.fosse reconhecido como capital do turismo do sul do Brasil, para que com medidas não pensadas afugentamos os turistas da cidade e também não podemos esquecer que o Brasil tem vários destinos turísticos. é isso que muitas cidades querem, enfraquecer o turismo em Bal. Cam; para que sobrem pra eles. Amigos da onça. Querem fazer um transito descomplicado entre em contato eloirbertoli@hotmail.com. TENHO A RECEITA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *