Praias da Ilha terão chuveiros públicos
05/01/2006
Trânsito ruim prejudica transporte na Lagoa
05/01/2006

A Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) vai instalar um centro ambiental entre os balneários de Canasvieiras e Ingleses, no Norte da Ilha, abrigando uma estação de transbordo para o lixo de toda a região. A iniciativa acaba de ser viabilizada com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 985 mil.

“O centro ambiental vai abrigar uma estrutura de apoio à limpeza pública do Norte da Ilha, com instalações de educação ambiental, biblioteca e a unidade de transferência de resíduos”, explica o engenheiro Wilson Cancian Lopes, gerente da assessoria técnica da Comcap. O local exato ainda não está definido, mas existem três imóveis do Estado e da própria Comcap que podem ser usados com esse objetivo.

“Tudo vai depender da licença que nos for concedida pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma). Vamos nos instalar no imóvel que obtiver a licença”, destaca Wilson. Durante a temporada de verão, a região Norte produz cerca de 4 mil toneladas mensais de lixo, o equivalente a 35% do total coletado no município – aproximadamente 12 mil toneladas por mês.

Quando termina a temporada, esse volume se reduz a 2 mil toneladas/mês, incluindo desde o balneário da Daniela até o Rio Vermelho, passando por Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho e outras comunidades. “O projeto do centro ambiental está quase pronto, cerca de 90%, mas dependemos da licença para sua conclusão”, salienta Lopes.

Depois que a unidade estiver operando, os caminhões de coleta não vão mais precisar se deslocar pela SC-401, até a estação de transbordo do Itacorubi. O transporte será feito por caminhões especiais de maior porte, conduzindo o lixo até o aterro sanitário localizado em Biguaçu. “O centro não vai se limitar a receber e expedir o lixo coletado, mas terá uma biblioteca de educação ambiental e reciclagem de lixo”, destaca Wilson.

“Além de um trabalho de conscientização sobre a separação do lixo e a observação dos horários de coleta, evitando que esse material permaneça muito tempo exposto, à espera da chegada do caminhão”, complementa.

Coleta foi recorde na 2a feira

A Comcap recolheu na última segunda-feira, 2 de janeiro, 930 toneladas de lixo em Florianópolis, o maior volume já coletado pela empresa num único dia. Segundo o presidente da empresa, José Nilton Alexandre, o montante é resultado do fluxo de turistas que passou pela cidade durante o Réveillon. Além disso, segundo Alexandre, a empresa aumentou a estrutura de coleta.
Segundo o balanço feito pela empresa, entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro deste ano foram recolhidas mais de 4,31 mil toneladas de lixo. Isto equivale a um acréscimo de 515 toneladas em relação à coleta realizada na última semana de 2004 e nos primeiros dois dias de 2005.

Desde o início de dezembro a coleta de lixo nos balneários está sendo feita diariamente, inclusive aos domingos. Para garantir a limpeza nas praias foram contratados 232 novos garis. De acordo com José Nilton Alexandre, a empresa já deu início à implantação de cerca de 1.450 novas caixas coletoras de papéis (papeleiras). Além disso, serão distribuídas 500 mil sacolas plásticas com mensagens educativas.
AN Capital, 04/01/2006

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Nilton de Faria disse:

    Cefet/sc
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
    Gerência Educacional de Construção Civil
    Aluno do Curso Técnico de Saneamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *